in , , , ,

Dica de livro gratuito: Quem manda aqui? introduz política aos pequenos

Vamos ser sinceros sobre a situação atual do nosso país? Olhando ao nosso redor, vendo verdadeiros assaltos aos cofres públicos, processos e os representantes que nós mesmos colocamos no poder envolvidos, a vontade que dá é de sumir e voltar daqui a dez ou vinte anos. Infelizmente nós também temos nossa parcela de responsabilidade nesse cenário – afinal, somos pouco envolvidos com a vida política do Brasil, mal nos lembramos de quem recebeu nosso voto nas últimas eleições e, sem querer, acabamos coniventes com esse sistema que se perpetua. É triste, muito triste, e tudo isso só mudará quando nossa própria postura for diferente.

E o que toda essa história tem a ver com nossos filhos? Para mim, tudo. Porque se conseguirmos mostrar às nossas crianças o peso de suas escolhas e o quanto elas determinam o futuro da cidade onde moramos, do estado, e do país, provavelmente elas conseguirão votar com mais sabedoria, e cobrarão as mudanças prometidas.

Mas você deve estar se perguntando: “como vou falar sobre política com meu filho, que ainda é tão pequenininho?”. Pois olha só essa dica: dois escritores e dois ilustradores brasileiros decidiram reunir crianças, entre 3 e 10 anos, para discutir o tema. O resultado de tudo o que eles conversaram e aprenderam se transformou no livro “Quem manda aqui?”. A proposta da obra é dar o pontapé para a discussão política e apresentar conceitos como democracia, meritocracia e ditadura. Em poucas páginas, os autores mostram ao público infantil como acontecem as relações de poder, que começam dentro de casa, na figura dos pais, e na escola, com o professor. E o bacana é exatamente isso: os pequenos são introduzidos ao assunto a partir de cenas comuns, do cotidiano. Tudo narrado em rimas e ilustrado com desenhos coloridos, para captar a atenção e, então, passar aos pais a continuidade das explicações ou respostas às perguntas que vem no livro (e que podem atiçar a curiosidade dos pequenos leitores).

E como estamos em ano eleitoral, a dica de leitura é ainda mais válida. A partir dela, podemos começar a explicar aos pequenos os cargos políticos (sem necessariamente falar nos candidatos) e como a pessoa que vai assumi-los irá influenciar a dinâmica da cidade e, consequentemente, nossa vida.

“Quem manda aqui?” foi feito a partir de financiamento coletivo e é o primeiro volume de uma série focada em política. A obra está disponível para download gratuito aqui, e ainda pode ser encontrada nas livrarias, na edição lançada pela Cia das Letrinhas. A indicação é para crianças entre 5 e 7 anos.

* Compartilhe com as amigas que têm filhos, para que possamos espalhar a ideia! Eu sei que esse não é o tipo de post que viraliza, mas não seria bonito se fizéssemos uma pequena ação para começarmos essa mudança em nosso país?

Um livro infantil que promete fazer seu filho dormir (eu testei e conto tudo sobre ele!)

Livros para colorir: tudo o que você precisa para escolher o seu (com dicas especiais para mães!)