in

As diferenças entre as brincadeiras antigas e atuais

Como já citei em uma postagem anterior, por causa do avanço tecnológico a maioria das crianças dos dias atuais estão mudando o seu jeito de brincar. São muitas diferença das brincadeiras de antigamente para as brincadeiras dos dias atuais. Em gerações anteriores não existiam a quantidade de brinquedo como existe hoje, por isso,as crianças tinham que usar a criatividade para inventar brincadeiras e arrumar jeitos de se divertir. 

Na sociedade atual é normal ver uma criança navegando na internet, lendo umarevista, usando telefone, assistindo televisão. Já antigamente as criançaspassavam a maioria de seu tempo na rua jogando bola, empinando pipa, brincandocom carinhos, jogando amarelinha, ou seja, praticando atividades ao ar livre. Odia a dia de crianças de gerações anteriores é bem diferente das crianças dosdias atuais 

Nos dias atuais, as crianças mudaram o seu jeito de brincar. Hoje em dia ascrianças se divertem  com aparelhos tecnológicos como computadores, vídeogames, tables. Esses aparelhos fazem com que as brincadeiras antigas não chamemtanta atenção das crianças. Muitas vezes substituir as brincadeiras antigas poresses aparatos tecnológicos não são tão vantajosos. 

As brincadeiras ingênuas e simples de anos atrás, que não usavam tecnologia queeram feitos madeiras,  envolviam giz ( como a amarelinha),  e outroselementos simples que instigavam a criatividade das crianças  estão sendoesquecidas por atividades envolvendo tecnologia.

Antigamente as crianças se reuniam nas ruas, praticavam brincadeiras de roda,brincavam de pega pega, esconde esconde escode, cobra seca, peteca, entreoutras. Essas atividades usavam madeiras, pedras, bolas e elementos simples.Essas brincadeiras divertiram crianças por décadas e décadas anteriores. 

Essas brincadeiras exigem das crianças criatividade e imaginação, são perfeitaspara o desenvolvimento menta, social e intelectual de uma criança. Por isso,até as escolas utilizam jogos de tabuleiros no ambiente escolar, pois sabem dobenefício que ele trás para as crianças, melhorando o seu raciocínio, e,consequentemente o seu aprendizado.

As brincadeiras de crianças que envolvem jogos e atividades exigindo aimaginação e criatividade dos pequeninos são ideia para trabalhar odesenvolvimento mental, intelectual e social na infância. Os jogos detabuleiros são atividades desenvolvidas até mesmo por algumas escolas porestimular o aprendizado diário das crianças.

Já as brincadeiras que necessitam que as crianças se esforcem fisicamente, sãoexcelentes para o desenvolvimento motor e melhora a agilidade das crianças.Essas atividades também estimulam o desenvolvimento mental, além da disciplinae concentração, que esses jogos geralmente exigem. 

Como podemos observar existem várias brincadeiras antigas que são simples,divertidas e interessantes para a criançada, mas as que chamam mais atenção sãoas competitivas. Essas brincadeiras que envolvem competições são fundamentaispara as crianças, pois além de estimular o raciocínio, imaginação, ela colocadiversas crianças para cooperar através de um objetivo, o intuito dessasbrincadeiras não é provar que uma criança é melhor que outra, mas desenvolver acapacidade de uma criança em trabalhar em equipe. 

Com todo esse avanço que a tecnologia nós proporcionou, começaram a surgirbrinquedos que não exigem muito a criatividade das crianças, pois eles já vemprontos. Hoje em dia as crianças brincam mais dentro de casa, em vídeo games,computadores, não mais em parques ao ar livre como antigamente. 

O intuito desse artigo não é denegrir as brincadeiras de hoje em dia, mas simmostrar para vocês pais, a importância das brincadeiras de antigamentepara as crianças de hoje. Incentive o seu filho a brincar ao ar livre, leve eleno parque para correr, jogar bola. A tecnologia pode ser divertida, mas não temnada que substitua as brincadeiras ao ar livre

Você também cadastrar conteúdo e ganhar pontos para trocar por prêmios. Quero cadastrar >>

MASHA E O URSO QUANDO ERA BEBÊ Com medo de dormir sozinha e Outras Histórias em Portugues

A importância da tecnologia no desenvolvimento da criança