,

A importância da tecnologia no desenvolvimento da criança

Napostagem anterior exploramos os malefícios da tecnologia, e a importância dasbrincadeiras de antigamente. Mas nesse texto será diferente, irei mostrar comousar  a tecnologia ao seu favor, para ajudar positivamente nodesenvolvimento da criança. Apesar da maioria dos pais temerem o avanço datecnologia,  tem como usar ela para ajudar no desenvolvimento dascrianças.

 

Se atecnologia for usada de maneira correta, ela vira uma aliada seja  ma escolaou em casa,  pois ela pode oferecer benefícios sociais e também cognitivopara as crianças. A internet é cheia de conteúdos de qualidade, vocês paispodem selecionar aplicativos educacionais para seus filhos, além dele sedivertir ele vai aprender, e, você pode acompanhar e experimentar essasatividades com os seus filhos. Fazendo isso junto com ele você estariaincentivando a criança a experimentar esse tipo de conteúdo.

 

O uso datecnologia pode melhorar a capacidade visual, segundo a Psychology Today,algumas pesquisas relatam que vídeo games, computadores e algumas outras mídiasmelhoram a capacidade visual de uma criança, e, também ajuda a melhorar aatenção, habilidades para reconhecer detalhes em imagens e também oraciocínio,  pois muitos jogos de vídeo games exigem essa capacidade dascrianças.

 

Éimportante que os pais encontrem aplicativos e jogos apropriados para a idadede seus filhos, para que eles não sejam expostos a conteúdos que não sãopermitidos para sua faixa etária. (Para ajudar nisso você pode encontrar emnosso site uma postagem que listamos “os melhores jogos para crianças”.)

 

Um bomexemplo de aplicativo educativo para criança é o famoso PlayKids, no mesmo tematividades e vídeos educacionais voltadas para crianças de até 5 anos de idade.Outro exemplo é o site brasileiro Escola Games, que fornece para as criançasjogos voltados para áreas do conhecimento como: Matemática, História,Geografia, além de jogos que melhoram o raciocínio e a memória cognitiva.

 

Aospoucos a tecnologia vem ocupando lugar até nas salas. Hoje a maioria dasinstituições de ensino possui uma sala voltada para a pratica da computação.Nessas aulas de computação,  são apresentados para as crianças jogos queestimulam a criatividade e o raciocínio. Muitas escolas privadas e até publicasjá possui essa matéria. Muitas escolas ao redor do mundo já está levando atecnologia para a sala de aula, usando tablets e afins como auxiliar daeducação, países de primeiro mundo como os Estados Unidos e Inglaterra estão investindonisso. O antigo presidente dos EUA, Barack Obama fez uma campanha paraincentivar as crianças a programar, isso mostra que a tecnologia vem ganhandocada vez mais importância. 

A tecnologia é vantajosa principalmente para crianças com deficiênciascognitivas. Os computadores e smartphones oferecem aplicativos que fornecemajuda para crianças que tem essa dificuldade. Tem softwares para ajudar pessoascom dificuldades visuais, auditivas e diversos outros problemas.

A tecnologia é sim importante e pode ajudar no desenvolvimento do seu filho,mas é importante que você auxilie ele e escolha os conteúdos que ele iráutilizar. Para selecionar esses conteúdo pesquise na Internet, nunca deixe oseu filho jogar qualquer coisa, sempre selecione. Pois é muito importante queos pais auxiliem os seu filhos.

Você também cadastrar conteúdo e ganhar pontos para trocar por prêmios. Quero cadastrar >>