,

A importância da brincadeira para as crianças

Vivemos em uma época onde asrelações físicas estão sendo esquecida, e consequentemente trocadas poratividades que envolvem tecnologia . Com essa evolução toda, atividades queeram praticadas por crianças de outras épocas, nos dias atuais são poucovalorizada. A brincadeira é um exemplo dessas atividades.

Todas as crianças devem brincar, pois essa atividade ajuda a desenvolver acriatividade e raciocínio e também é importante no desenvolvimento social, emocional e cognitivo dacriança. Brincar ao ar livre deve ser uma pratica constante na vida de umacriança, e, vocês Pais que devem incentivar isso.

Ultimamente a brincadeira está ficando em segundo plano, pois os pais estãomais preocupados com atividades escolares e afins, mas esquece que abrincadeira além de divertir, ensina as crianças valores importantes para aformação de um individuo.

Vale ressaltar que brincadeiras e jogos infantis, não se resumem apenas emdiversão, mas são formas das crianças expressar os sentimentos e tambémaprender. Em jogos coletivos elas aprendem valores como a união, trabalho emequipe, entre outros. Esse tipo de atividade ajuda a evitar que as crianças envelheçame se tornem pessoas individualistas. Alem da coletividade, alguns jogos podemproporcionar as crianças, valores como o raciocínio, pois exige pensamentorápido, como xadres, que é apresentado para as crianças como brincadeira. 

Por meio da brincadeira, a criança é instigada a refletir sobre o meio culturalque está inserido. Em algumas brincadeiras experimentando diversos papéissociais (como o papel de mãe, pai, heróis, entre outros papéis). Através depraticas de “faz-de-conta”, as crianças podem compreender as funçõesdos adultos, compreender alguns de seus problemas, e, de certa forma sepreparar para entrar no mundo deles. 

Outro beneficio da brincadeira para as crianças é a imaginação. Em algumasbrincadeiras são exigidos das crianças que elas imaginem, usem sua criatividadepara brincar, isso ajuda as crianças a serem mais criativas.

Os pais devem além de incentivar os filhos, preparar o espaço onde ele irábrincar, selecionar os brinquedos e os contextos que serão explorados, para quea criança tenha um ambiente de qualidade para desenvolver todas essesbenefícios que a brincadeira proporciona. Também deve ser estimulada ainteração social com outras crianças, amigos e familiares. Lembrando que osbrinquedos não precisam ser caros, eles precisam proporcionar que as criançasexplorem diferentes linguagens como a escrita, corporal, musical, entre outraslinguagens. 

Os adultos também devem participar dessas brincadeiras, pois seu envolvimento,além de aumentar os seus laços afetivos com a criança, aumenta o interesse delapelo ato de brincar. Nessa interação, vocês pais terão a oportunidade deestimular que a criança imagine, despertando o interesse sobre idéias. Éimportante que os adultos questionem as crianças, para que elas usem a imaginaçãoe busquem soluções, com isso você estaria instigando a criatividade, imaginaçãoe raciocínio da criança. 

 

Brincar é uma das atividades maisingênuas que existe, é a melhor maneira das crianças se divertirem, incentiveque seus filhos brinquem para ele desenvolver todas essas capacidades que foicitada no texto, leve ele para brincar ao ar livre, jogar bola e outrasatividades que exige esforço físico, pois elas evitam o sedentarismo e outrasdoenças. Além de se divertir e aprender ele irá ficar saudável.

Você também cadastrar conteúdo e ganhar pontos para trocar por prêmios. Quero cadastrar >>